Waffle quentinho!! <3

Estive pensando em expandir o Pedacinho de Açúcar, dividir receitas e algumas outras coisas aqui no blog, além das novidades da nossa amada doceira que por enquanto é virtual e sob encomenda!

Vou começar por uma receita! Por sinal uma bem simples: a de massa de waffle.

foto 1

O waffle é um doce que teve origem na idade média entre os séculos IX e X, junto com as hóstias usadas nas comunhões católicas. Os dois eram feitos entre duas placas de ferro  no caso da hóstia com imagens religiosas. Eles eram normalmente feitos de água e farinha, porem com o tempo passaram a saborizar a massa do waffle com mel e também outros ingredientes passaram a ser usados para esse propósito também.

A primeira receita conhecida de waffle apareceu em um manuscrito anônimo lá pelo século XIV e aparentemente era um marido ensinando a receita para sua esposa. Eram várias receitas que variavam alguns ingredientes da massa básica, algumas incluíam vinho. Nas intrusões também citava como desgrudar a massa dos discos de ferro, caso a massa grudasse.
A segunda receita conhecida de waffle apareceu no século XVI em uma publicação holandesa e em 1560 o rei da França Charles IV, fez a primeira legislação sobre waffles, como eles vinham se tornando muito populares, várias brigas estavam acontecendo entre os vendedores.

A partir do século XVIII a Alemanha passou a ser a grande desenvolvera de receitas e publicações sobre waffles, com várias variações de ingredientes e também a primeira citação das claras em neve na massa. A primeira receita de waffle em inglês apareceu em 1740 em uma receita inglesa e logo se popularizou para os Estados Unidos também. Os waffles continuaram bem populares na Europa até a metade do século XIX, porém com os preços do açúcar se tornando cada vez mais acessíveis, (graças ao açúcar derivado da beterraba), outros doces passaram a ficar mais acessíveis para a classe media, fazendo com que o waffle rapidamente entrasse em declínio. no começo do século XX as receitas eram raras em livros especializados e restavam apenas 29 vendedores de waffle em Paris. Os waffles passaram por uma transição, deixaram de ser doces de lojas especializadas, para ser tornarem produtos caseiros. Em 1918 começaram a fabricar a primeira maquina de waffle elétrica.

Hoje o waffle é um doce mundialmente conhecido com várias variações e vários topping diferentes. Em algumas regiões dos Estados Unidos é comum comer waffle com frango frito, Na Noruega você tem a opção de comer com sour cream ou geléia, na Holanda eles tem o Stroopwafels que são duas camadas BEMMM fininhas de waffle com tipo de um caramelo dentro e por ai vai!

Eu amo waffles e nada melhor do que come-los quentinhos no conforto do nosso lar!

Ingredientes:

2 gemas

2 claras batidas em neve até formarem picos

2 xícaras de farinha

1 xícara e meia de leite (uso sempre leite tipo a)

1 colher de sopa de fermento

1/2 xícara de açúcar (pode usar mascavo ou refinado)

1 colher e meia de sopa de manteiga derretida

1 colher de chá de extrato de vanila

1 colher e meia de chá de canela

 

Modo de preparo:

Pré-aqueça a máquina de waffle.

Bata as clara em neve e reserve.

Misture o leite, as gemas e a manteiga até ficarem homogênea

Acrescente o restante dos ingredientes com exceção do fermento e misture tudo. Quando a massa tiver bem homogênea acrescente o fermento.

Usando uma colher de metal incorpore delicadamente as claras em neve.

Então coloque meia concha de massa na máquina do waffle e feche, uns 5 minutos depois você terá um waffle delicioso e quentinho!

Vá repetindo esse processo até terminar a massa.

Sirva-os com as coberturas de sua preferencia! Eu servi os meus com nutella, geleia de morango, mapple e banana, mas no quesito cobertura o céu é o limite! rs

Ps: O quanto de massa cabe na maquininha de waffle varia de acordo com a marca. Por isso vá colocando aos poucos para não vazar muito, uma casquinha sempre acaba ficando para fora.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s