Estive pensando em expandir o Pedacinho de Açúcar, dividir receitas e algumas outras coisas aqui no blog, além das novidades da nossa amada doceira que por enquanto é virtual e sob encomenda!
Vou começar por uma receita! Por sinal uma bem simples: a de massa de waffle.
O waffle é um doce que teve origem na idade média entre os séculos IX e X, junto com as hóstias usadas nas comunhões católicas. Os dois eram feitos entre duas placas de ferro no caso da hóstia com imagens religiosas. Eles eram normalmente feitos de água e farinha, porem com o tempo passaram a saborizar a massa do waffle com mel e também outros ingredientes passaram a ser usados para esse propósito também.
A primeira receita conhecida de waffle apareceu em um manuscrito anônimo lá pelo século XIV e aparentemente era um marido ensinando a receita para sua esposa. Eram várias receitas que variavam alguns ingredientes da massa básica, algumas incluíam vinho. Nas intrusões também citava como desgrudar a massa dos discos de ferro, caso a massa grudasse.
A segunda receita conhecida de waffle apareceu no século XVI em uma publicação holandesa e em 1560 o rei da França Charles IV, fez a primeira legislação sobre waffles, como eles vinham se tornando muito populares, várias brigas estavam acontecendo entre os vendedores.
A partir do século XVIII a Alemanha passou a ser a grande desenvolvera de receitas e publicações sobre waffles, com várias variações de ingredientes e também a primeira citação das claras em neve na massa. A primeira receita de waffle em inglês apareceu em 1740 em uma receita inglesa e logo se popularizou para os Estados Unidos também. Os waffles continuaram bem populares na Europa até a metade do século XIX, porém com os preços do açúcar se tornando cada vez mais acessíveis, (graças ao açúcar derivado da beterraba), outros doces passaram a ficar mais acessíveis para a classe media, fazendo com que o waffle rapidamente entrasse em declínio. no começo do século XX as receitas eram raras em livros especializados e restavam apenas 29 vendedores de waffle em Paris. Os waffles passaram por uma transição, deixaram de ser doces de lojas especializadas, para ser tornarem produtos caseiros. Em 1918 começaram a fabricar a primeira maquina de waffle elétrica.
Hoje o waffle é um doce mundialmente conhecido com várias variações e vários topping diferentes. Em algumas regiões dos Estados Unidos é comum comer waffle com frango frito, Na Noruega você tem a opção de comer com sour cream ou geléia, na Holanda eles tem o Stroopwafels que são duas camadas BEMMM fininhas de waffle com tipo de um caramelo dentro e por ai vai!
Eu amo waffles e nada melhor do que come-los quentinhos no conforto do nosso lar!
Ingredientes:
2 gemas
2 claras batidas em neve até formarem picos
2 xícaras de farinha
1 xícara e meia de leite (uso sempre leite tipo a)
1 colher de sopa de fermento
1/2 xícara de açúcar (pode usar mascavo ou refinado)
1 colher e meia de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de extrato de vanila
1 colher e meia de chá de canela
Modo de preparo:
Pré-aqueça a máquina de waffle.
Bata as clara em neve e reserve.
Misture o leite, as gemas e a manteiga até ficarem homogênea
Acrescente o restante dos ingredientes com exceção do fermento e misture tudo. Quando a massa tiver bem homogênea acrescente o fermento.
Usando uma colher de metal incorpore delicadamente as claras em neve.
Então coloque meia concha de massa na máquina do waffle e feche, uns 5 minutos depois você terá um waffle delicioso e quentinho!
Vá repetindo esse processo até terminar a massa.
Sirva-os com as coberturas de sua preferencia! Eu servi os meus com nutella, geleia de morango, mapple e banana, mas no quesito cobertura o céu é o limite! rs
Ps: O quanto de massa cabe na maquininha de waffle varia de acordo com a marca. Por isso vá colocando aos poucos para não vazar muito, uma casquinha sempre acaba ficando para fora.